segunda-feira, 24 de junho de 2013

O PROTESTO A MODA E A NEON.



A Neon anuncia o fechamento do seu atelier no ano em que completa 10 anos, poucas marcas para mim representam tão bem nossa cor e nossa Brasilidade.
Nesta semana já passamos de 1 milhão de manifestantes saindo as ruas de pequenas e grandes cidades pedindo por um País melhor. Mas o que tem haver a moda, os protestos e a Neon? A uma temporada atrás, estilistas encerram a semana de moda vestindo preto com camisetas de protesto buscando atenção e incentivo para a sobrevivência das Marcas.
... E agora estamos aqui protestando e nossa lista só faz aumentar. Tenho certeza que a Neon é infelizmente mais uma das empresas sufocadas pela falta de incentivo do governo. Enquanto somos invadidos por matéria prima barata, vinda países que além de baixos impostos, usam mão de obra praticamente escrava. Grandes "nomes da moda" que fazem uso da matéria prima e mão de obra brasileira, acabam tendo seu custo elevado quase ao máximo.
E nós meros fashionistas muitas vezes não conseguimos comprar pois também ganhamos pouco, e acabamos comprando no Fast fashion, esse além de tudo que já sitei fabrica milhares de uma única peça. - Um pouco da cadeia de impostos do Brasil:
O Estilista cria passa para a Modelista que passa para a costureira de amostra que precisa  de tecido e aviamentos, que depois de aprovado passa para o comprador de tecidos, a tecelagem precisa do agricultor que faz a fibra natural que tem seus funcionários pra colher a matéria prima, e tem também a fibra que é sintética e envolve ainda mais processo. Compra-se o tecido, o talhador corta as costureiras costurão, a revisora revisa e a embaladeira termina o trabalho deixa pronto pra consumo.(cada operário citado e cada material tem seu imposto embutido)
O representante vende a loja tem que colocar seu valor em cima pois também tem seus impostos e funcionários pra pagar.
Assim fica muito mais fácil exportar ou terceirizar tudo. Pois o imposto importação fica muito mais viável. 
Até quando teremos que ver o talento e os sonhos dos nossos irmãos brasucas morrerem?
É e o gigante acordou mas seus governantes fingem ainda estar dormindo ou fingindo ser só 0,20 centavos!
E quanto a Neon, segundo Dudu Bertholini e Rita Comparato, a marca não morre e sim fecha seu atelier agora vai trabalhar com projetos paralelos e parceria com vários nichos do mercado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...